Divulgamos a Informação n.º:27/GSEE/2019 - Processo de classificação de provas e exames nacionais 2019 - Professores classificadores e supervisores.

Para abrir clique aqui

O IAVE reuniu, em livro, as comunicações da 1.ª Conferência IAVE “Avaliar para aprender: contributos para uma cultura de avaliação”.

O livro, de edição limitada, pode ser adquirido online, na Livraria IAVE.

O desempenho dos alunos é influenciado por diferentes fatores. O IAVE, na FOLHA inaugural sobre avaliação das aprendizagens destaca as características do contexto familiar que têm maior influência no desempenho dos alunos em matemática e em ciências. Disponível em FOLHA 1 - Contextos Familiares que Facilitam as Aprendizagens.

No âmbito dos estudos PIRLS e ePIRLS 2016 são apresentados resultados nacionais e internacionais de acordo com as finalidades e os processos de compreensão da leitura que estão disponíveis em Literacia de Leitura.

Algumas das unidades de avaliação, utilizadas em ciclos anteriores deste estudo e que entretanto foram disponibilizadas ao público pelo consórcio internacional responsável, podem ser consultadas em PIRLS 2016 – unidades de avaliação.

 

Alunos portugueses realizam teste internacional de avaliação em matemática e ciências

 

Cerca de dez mil alunos do 4.º ano de escolaridade, de uma amostra representativa de escolas de todo o país, realizam entre dia 23 de abril e 31 de maio, o estudo internacional TIMSS - Trends in International Mathematics and Science Study.

O TIMSS é uma avaliação internacional, da IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), que se realiza de quatro em quatro anos, com a finalidade de gerar informação sobre o desempenho dos alunos e sobre os contextos em que estes aprendem.